sexta-feira, 25 de maio de 2012

Fatos históricos


Principal líder do movimento negro da África do Sul

    - Os europeus chegam à região em 1487, quando o navegador português Bartolomeu Dias contorna o cabo da Boa Esperança. Ponto estratégico na rota comercial para as Índias e habitada por diversos grupos negros, a região é povoada por imigrantes holandeses, franceses e alemães no século XVII. Esses colonos brancos se fixam na região e desenvolvem uma língua própria, o africâner. Em 1806, os ingleses tomam a Cidade do Cabo e lutam contra negros e bôeres (colonos brancos). Os choques levam os bôeres a emigrar maciçamente para o nordeste, onde fundam duas repúblicas independentes, Transvaal e Estado Livre de Orange.
    - Nas repúblicas Bôeres, já a partir do Tratado de Pretória, os subsequentes governos sul-africanos tornaram o sistema de segregação racial legalmente institucionalizado, o que mais tarde ficou conhecido como apartheid.
    - No dia 10 de abril de 1993, um dos principais líderes do movimento negro da África do Sul, Chris Hani, tombou vítima de dois tiros, diante da própria residência. O que seus assassinos não previram é que essa morte acabaria por acelerar o fim do apartheid.


Fonte: www.colegioweb.com.br

2 comentários: